Elifoot II


Hoje em dia quando se fala em simuladores de treino e gestão de equipas de futebol é comum ouvir-se Football Manager, Championship Manager, Fifa Manager e pouco mais. Mas a verdade é embora este tipo de jogos tenha vindo a aumentar bastante em termos de realismo, tal é feito através de adições ridículas de complexidade, o que faz com que se perca bastante no factor diversão… especialmente se sabem o que é o prazer de jogar Elifoot II com amigos…

E é justamente para manter viva a chama da diversão neste tipo de jogos que hoje vos venho falar do Elifoot II.

O Elifoot II permite que se juntem a mais 1-4 amigos, jogando num típico sistema de turnos tipo Hot Seat. No começo do jogo será atribuída uma equipa de 4ª divisão a cada um, e consoante a sorte de cada um podem ver o vosso progresso a curto prazo muito facilitado, ou muito dificultado, visto haver discrepâncias grandes quer em termos de dinheiro, quer de qualidade de plantel… por isso cruzem os dedos. De seguida serão contemplados com o sorteio da taça, algo que na primeira época será pouco importante.

E agora começa a parte divertida… antes de poderem ver o vosso plantel e dinheiro, começam uns poucos leilões de jogadores, e fazer boas compras aqui (e em futuros leilões obviamente…) podem ditar o vosso sucesso. Isto difere um pouco dos leilões típicos, porque o preço do jogador está fixo, e o que se leiloa é o quanto pretendem pagar de ordenado ao jogador, e claro está, quem lhe pagar melhor fica com ele. Uma das particularidades deste jogo é que o ordenado máximo é de 64000, pelo que o primeiro jogador que fizer essa oferta ficar de certeza absoluta com ele… mas também ficará com um rombo no orçamento que dificilmente conseguirão compensar nesta fase… usem a cabeça e não façam contratações galácticas. A outra particularidade do jogo está nos estrangeiros, algo que têm que gerir convenientemente pois têm nºs máximos quer para o nº que podem ter no plantel, como no nº que podem convocar. A qualidade dos jogadores resume-se a um único atributo, a Força, e varia de 1 a 50, sendo que 50 é um autêntico Di Maria, e 1 será um coxo qualquer, tipo as últimas contratações maravilha do Sporting.

Chegando ao vosso ecrã principal de Treinador, aqui podem fazer as coisas típicas, sendo as mais importantes a venda e alteração de ordenado de jogadores, a construção de estádio, e por fim a escolha da táctica (Alt+F3 para o pessoal da velha guarda… ou não LOL) para se ir para o jogo em si. Um * significa que o jogador teve o seu ordenado alterado ou foi comprado/vendido à pouco tempo, pelo que nem vocês nem a vossa direcção o conseguirão vender… e isto é uma dica importante e que a perceberão se jogarem o jogo, ou se já forem veteranos nele como eu.

E por fim, aqui fica o ecrã de jogo. Têm que procurar manualmente a vossa equipa dentro da divisão respectiva e fazer figas para surgirem golos para o vosso lado. Apenas podem substituir jogadores ao intervalo, por isso leiam bem o jogo e façam (ou não) substituições inteligentes.

Descrito o ciclo de jogo típico, os mais jovens leitores devem estar a pensar que isto não é nada… mas tentem jogá-lo com amigos… a luta pela compra dos jogadores… a subida de divisão deixando os noobs para trás… a gritaria dos golos e as queixas contra “os árbitros”… E isto de 2 em 2 minutos… não há cá ritmo de jogo à lá caracol como no Football Manager, onde se podem passar horas até ao primeiro jogo e entre jogos. Numa tarde de puro vício consegue-se fazer várias épocas, pelo que se querem um jogo para as picardias, a competição amigável e puro companheirismo com aqueles amigos de longa data que raramente vêem, este jogo é uma excelente escolha.

Para finalizar, e para verem o quão viciado e adepto eu sou do Elifoot II, deixo aqui em inédito uma versão do mesmo alterada por mim para ter as equipas e jogadores portugueses que actuaram na época de 2007-2008… aproveitem… apenas uma mão cheia de pessoas teve direito a esta versão.

Elifoot II Liga Portuguesa 2007-2008

Infelizmente esse foi o último ano que tive tempo e razão (2 ultra-viciados com quem jogar) para fazer a actualização para a liga portuguesa… mas se alguém quiser fazer para a 2009-2010 eu posso fazer um guia de como se editam os ficheiros dos treinadores/equipas… só peço que no fim partilhem com os restantes fãs.

Boa jogatana.

~ por Izilthir em Segunda-feira, 29 \29\UTC Março, 2010.

12 Respostas to “Elifoot II”

  1. Primeiro tenho a dizer que estás mal, pode ser até 5 amigos a jogar😛, sendo que as 3 melhores equipas ficam para o computador.

    Mas realmente é um grande vicio este jogo, especialmente quando passamos durante um semestre a jogar vinte e tal épocas e eu a gritar no meio da aula ganda boi ou até mesmo golo do iaquinta, isto sim é que é um jogo para viciados e da velha guarda.

    Já agora Alt+F3 FTW

    • Acho que me percebeste mal, ou então eu é que me fiz entender mal quanto ao nº de jogadores. Quando referi que se podiam juntar a mais 1-4 amigos, quis dizer que no máximo podiam jogar vocês e mais 4 amigos, ou seja, no total 5 pessoas.

      Se houvesse uma versão do Elifoot II que desse para jogar em multiplayer através de net é que era 5 estrelas…

  2. Realmente foi neste jogo que tudo (gosto pelos jogos de gestão de futebol) começou!

  3. Por acaso não tens ainda o Elifoot 2 original?
    Gostava de o encontrar exactamente como o joguei quando era miudo, o que parece praticamente impossivel. Se bem me lembro era muito pouco fiel a liga portuguesa, tendo equipas como o saragoça e o sheffield wednesday na 4ª divisão.

  4. Pois é bem capaz de não ser. Mas recordo-me que foi a unica que vi circular a volta de varios grupos diferentes dai ter assumido.
    A razão por qual a queria era por pura nostalgia.
    Agradeço a resposta e se alguem a encontrar, por favor contacte-me =P

  5. Como posso fazer para correr o jogo na versao 64 bits do windows 7?

  6. Boas!
    Tive a ler o teu post e fiquei com alta vontade de voltar a jogar elifoot II!!!
    Consegues arranjar-me isso? O link já não funciona!
    o meu mail é fanamendes@gmail.com!
    Thanks

  7. Pk é que não csg vender jogadores no elifoot 2. Aparece-me uma janela tipo teclado com as letras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: