Dune


Do renomeado realizador David Lynch, chega-nos uma adaptação da mítica saga de Frank Herbert: Dune. Este filme é um verdadeiro épico dentro do género de ficção científica, juntando muita polémica envolvendo política, religião e sátira social.

Sinopse

A essência da história reside numa série de incidentes passados, presentes e futuros à volta da ascensão da Casa Atreides ao poder. Num futuro longínquo a humanidade já à muito abandonou a Terra pelas estrelas, expandido a nossa raça pelos confins do universo. A humanidade é liderada por várias grandes Casas, que por sua vez servem um Imperador, havendo um claro atrito entre as mesmas para obterem o favor do seu Imperador. O comércio é dominado por um novo mineral chamado simplesmente de spice (especiaria ), devido às propriedades únicas do mesmo, como o prolongamento da vida humana, poderes sobre-humanos e o facto de o mesmo ser imprescindível para qualquer tipo de viagem espacial de longa duração. Este mineral apenas existe no planeta Arrakis, também chamado de Dune (duna) devido à sua paisagem desértica, o que torna este planeta o mais importante do universo, e lutas constantes sobre o seu domínio ocorrem entre as grandes Casas.

A história começa com uma transição de liderança do planeta Arrakis pela Casa Harkonnen à Casa Atreides, todavia esta transição não passou de uma traição bem planeada para causar o declínio da Casa Atreides e desta maneira ganhar o favor do Imperador em seu lugar. Já em Arrakis, o plano da Casa Harkonnen corre quase na perfeição, destruindo por completo a Casa Atreides à excepção do filho único do Duque, Paul Atreides, que juntamente com a sua mãe Lady Jessica Atreides, consegue fugir para o deserto. No deserto eles juntam-se a uma tribo nómada, nativa a Arrakis, os Fremem. Juntamente com os Fremen, ele segue uma profecia passada à muitas gerações, onde um Messias irá se erguer para derrubar as grandes Casas e restaurar o equilíbrio do poder a Arrakis.

Opinião

Este filme é um verdadeiro clássico que todos os fãs do género não podem perder, todavia devido à complexidade da história (como puderam ver até eu tive a lutar para escrever uma sinopse minimamente decente…), quem não leu os livros ou não está minimamente familiarizado com o universo Dune pode não conseguir acompanhar devidamente o mesmo. Devo dizer que quando era criança e vi pela primeira vez este filme, também não fazia ideia donde a história tinha surgido, e achei que o filme tinha deixado muita coisa por dizer, o que me despertou muito a curiosidade para complementar a história do mesmo recorrendo ao outros meios… e acho que isto quer dizer muito do impacto que a história do filme teve em mim.

Por outro lado, os fãs dos livros podem não gostar do toque pessoal que o David Lynch deu ao filme, mas muitos assumem que a adaptação de um livro tão épico e extenso seria muito difícil… algo semelhante ao que se passou mais recentemente com o Senhor dos Anéis.

Em termos de efeitos especiais e som, o filme foi bastante inovador para a sua altura, sendo que mesmo hoje em dia é algo que se vê bastante bem, especialmente as versões convertidas para os formatos de alta definição actuais.

Devido ao meu gosto pelo filme, é-me difícil expandir mais a minha opinião de uma forma justa, por isso deixo aqui o trailer para o mesmo:

ps.

A Virginia Madsen com aquela idade era bem jeitosa, e com uma voz bastante agradável… actrizes com classe hoje em dia está difícil…

~ por Izilthir em Sexta-feira, 29 \29\UTC Janeiro, 2010.

4 Respostas to “Dune”

  1. Sem dúvida nenhuma o pior filme do Lynch, até ele tem vergonha…

    • A opinião do Lynch sobre este filme advém doutras circunstâncias, nomeadamente por causa da polémica do extended cut.

      Agora este filme é bastante melhor do que muitos dos mais recentes trabalhos dele, que já são completamente virados para o comercialismo.

  2. Eu adoro o livro e lembro-me da desilusão que este filme acabou por ser

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: