The Lost Vikings


Voltando agora ao assunto principal do blog, os jogos retro, hoje venho-vos falar de mais um grande clássico: The Lost Vikings, que nos foi trazido pela conhecida e extremamente popular… Blizzard (que na altura se chamava Silicon & Synapse).

Este jogo veio inovar o panorama dos videojogos introduzindo um conceito novo aos jogos de plataforma do tipo side-scrolling, que foi o de não se controlar apenas uma personagem com todas as típicas habilidades, mas sim o controle de várias personagens cada uma com uma habilidade específica… as partes fazem o todo e assim ficamos com um misto de plataforma/puzzle.

História

Os vikings a serem sugados pela brecha na barreira espaço-tempo

The Lost Vikings, Erik the Swift, Baleog the Fierce, e Olaf the Stout, vão caçar e fazer o resto das suas tarefas diárias. Todavia, um extraterreste chamado Tomator, o líder sem escrúpulos do império Croutonian, pretendo raptar estes 3 vikings de forma a torná-los numa atracção na sua Arena da Morte. Os Vikings conseguem escapar, mas acabam por entrar num portal que os envia numa viagem pelo tempo. Compete-nos agora guiar estes Vikings para que eles regressem com sucesso à sua terra natal na mesma altura em que dela foram raptados.

Gameplay


O jogo baseia-se em fazer o melhor uso possível das habilidades individuais de cada viking de forma a que todos consigam ir avançado pelos níveis sem percalços. Temos portanto o controlo dos 3 vikings (embora só se possa controlar um a cada dada altura), e consoante os obstáculos temos que saber seleccionar qual o mais apropriado para os evitar. Para isso precisam primeiro de dominar as características específicas de cada Viking:

  • Erik – consegue correr mais depressa do que os seus companheiros, consegue saltar, e consegue derrubar algumas paredes e inimigos com o seu capacete
  • Baleog – consegue matar inimigos próximos usado a sua afiada espada, ou à distância usando o seu arco. Outro uso do arco é para pressionar botões/alavancas à distância.
  • Olaf – consegue proteger os seus companheiros dos inimigos fazendo uso do seu grande escudo. Este mesmo escudo pode ser usado também como algo semelhante a uma asa-delta ou como um suporte para o Erik saltar para cima e conseguir assim atingir locais mais altos do que normalmente conseguiria com o seu poder de salto.

Opinião

Para os fãs dos jogos de plataforma/puzzle, este é sem dúvida um jogo imperdível, sendo um must consegui-lo acabar pelo menos uma vez. Quanto à longevidade e complexidade do jogo, tudo depende da capacidade de resolução de puzzles de cada um… conheço quem o tenha acabado sem grande problemas e quem tenha desistido… a qual destes grupos pertencerás tu?

Outro grande aspecto deste jogo é o humor presente no mesmo, onde somos presenteados com autêntica comédia sob a forma de diálogos entre os níveis… a não perder. Deixo-vos aqui um exemplo deste grande humor:

Olaf: Well, what’s next?
Baleog: We need to find a way Back To The Future.
Olaf: Can he say that?
Eric: Sure, copyright rules don’t exist yet.

Como sei que existem por aí muitos fãs do World of Warcraft, a Blizzard resolveu fazer um tributo a estes 3 Vikings e os mesmos foram incluídos no jogo como uma espécie de easter egg:

Os Lost Vikings na zona Uldaman no World of Warcraft

Para finalizar este post, deixo-vos aqui a intro do jogo:

~ por Izilthir em Quarta-feira, 13 \13\UTC Janeiro, 2010.

Uma resposta to “The Lost Vikings”

  1. Ora eu sou do grupo que desistiram, eu chegava à parte de encher os vikings e lixava-se sempre, estavam sempre a ser picados ou a cair de brutas alturas, mas um dia ainda acabo, lol.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: