Top 10 Arcade Classics


Como o pessoal gamer gosta muito de tops, aqui deixo ficar um top10 de velhinhos jogos de arcada, onde o pessoal quando era jovem deixava lá ficar muita moeda. Devo dizer que foi bastante complicado ordenar este top, e mesmo depois de o fazer ainda estou indeciso em muitas das posições, pelo que acabei por usar a quantidade de horas que joguei como critério para decidir entre algumas posições.

Aqui fica então o top10… que independentemente da ordem, é uma prova que mesmo o mais simples dos jogos pode ser extremamente viciante:

10 – Asteroids

A ideia por detrás deste jogo é simples, o jogador controla uma nave espacial que se encontra no meio de um campo de asteróides, pelo que devem fazer uso dos vossos reflexos e ir manobrando cuidadosamente pelo campo de asteróides à medida que os vão destruindo em pedaços cada vez menores de forma a limpar o campo e assegurarem a vossa sobrevivência. Mas cuidado com os alienígenas que vão aparecendo… porque eles não vêm em paz.

9 – Frogger

O objectivo deste jogo é conseguir conduzir com sucesso um frágil sapo até à sua casa, sendo preciso passar por uma estrada onde se têm que evitar todos os tipos de veículos motorizados, e depois um rio onde têm que ir saltitando de tronco em tronco evitando animais como crocodilos. Neste jogo o timing é tudo.

8 – Pong

Palavras para quê? Pong foi um dos primeiros “simuladores” de ténis de mesa… não deixem que a bola atravesse o vosso lado e compliquem ao máximo a vida do vosso adversário com jogadas inesperadas e domínio da velocidade da bola.

7 – Space Invaders

Space Invaders é um fixed shooter, onde controlamos uma base equipada com um canhão laser, e temos que fazer bom uso dela para impedirmos que as hordas de extraterrestres hostis consigam alcançar a Terra. Para nos auxiliar existem 4 escudos que nos protegem de ataques alienígenas, os quais são vitais para delinearmos estratégias.

6 –  Tron

O Tron é um conjunto de 4 mini-jogos distintos:

  • Light Cycles (representado na imagem) – o objectivo aqui é pilotarmos a light cycle azul de forma a forçar o oponente a ir contra o nosso rasto ou contra uma parede, evitando ao mesmo tendo que a mesma coisa nos aconteça
  • Grid Bugs – o objectivo é eliminar os grid bugs que vão aparecendo e chegar à torre I/O antes de acabar o tempo
  • Tanks – jogo de guerra típico. Controlamos um tanque e temos que destruir os tanques inimigos ao longo de um mapa estilo labirinto.
  • MCP Cone – jogo em tudo semelhante a títulos como Breakout e Arkanoid

5 – Galaga

O Galaga é sem dúvida o rei dos fixed shooters, proporcionando muitas horas de diversão devido ao seu ritmo alucinante.  O objectivo aqui é controlarmos a nossa nave espacial e ir abatendo os inimigos que aparecem em formação ou em padrões de voo, evitando ao mesmo tempo os seus ataques.

4 – Arkanoid

O objectivo do Arkanoid é eliminar todos os tijolos coloridos presentes no ecrã, através do controlo de uma bola que tabela e ressalta quer nas paredes quer nos tijolos. Para tornar o jogo mais viciante, existem diversos tipos de tijolos com diferentes propriedades e powerups benéficos ou não, que nos compete a nós descobrir.

3 – Donkey Kong

Em Donkey Kong nós controlamos o (super) Mario que têm que ir subindo na vida para conseguir salvar a sua amada das garras do macaco gigante. Ao ir subindo as escadas temos que evitar uma variedade de obstáculos, como barris arremessados pelo Donkey Kong ou bolas de fogo. Para bónus adicionais também existe uma variedade de itens que podem ser apanhados ao longo deste perigoso percurso.

2 – Tetris

O objectivo no Tetris é fazer o maior número possível de linhas horizontais completas até ao fim do jogo, recorrendo a diferentes variedades de blocos que vão caindo no topo do ecrã. Essas linhas são removidas fazendo as restantes peças que foram colocadas anteriormente descer, o que nos permite ir evitando que as peças ultrapassem o limite superior, adiando  assim o fim do jogo. Para bónus adicionais deve-se tentar fazer um número máximo de linhas em simultâneo… e claro se precisam de uma peça específica é óbvio que a mesma não vai sair😉

1 – Pac-Man

E eis que chegamos ao topo… e aparentemente é um topo comilão. Isto é de todo desnecessário, mas em Pac-Man o objectivo é controlar o bichinho amarelo em forma de queijo através de um labirinto, comendo todos os pontos e evitando ao mesmo tempo os 4 fantasmas que não nos querem largar. Os pontos grandes concedem à nossa personagem o poder de inverter os papéis e conseguirmos nós caçar os fantasmas, pelo que o seu uso deve ser estratégico ou em caso de crise. Para bónus adicionais podemos comer os fantasmas como foi atrás descrito e apanhar peças de fruta que aparecem no labirinto.

Wakka Wakka

~ por Izilthir em Sábado, 9 \09\UTC Janeiro, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: