X


Do renomeado estúdio CLAMP, que nos traz grandes sucessos no mundo do anime, surge X, uma história épica onde duas forças lutam pelos seus ideais e pelo futuro do mundo, uma que pretende a continuidade da actual sociedade e outra que entende o mundo actual como algo corrupto e maligno que deve ser destruído de forma a ser purificado.

Esta história foi primeiro trazida para o mundo sob a forma de um filme, todavia o mesmo deixava muito em aberto, o que o tornava de difícil compreensão para todos os que não tinham lido o manga. Para corrigir esse erro foi mais tarde lançada uma série de televisão com 24 episódios que introduz melhor a história das personagens, as ligações entre elas, e nos envolve melhor em todo o dramatismo psicológico e emocional que advém do manga. Por esta razão vou-me focar em particular na série, mas aconselho vivamente a visualização de ambos, embora pelos motivos atrás descritos seja melhor começarem pela série.

Sinopse

O ano é 1999, o fim do milénio… o dia do julgamento final, do Apocalipse, aproxima-se, e a derradeira luta pelo futuro da Terra vai ser travada em Tokyo.

Kamui Shirou não conseguindo fugir ao seu destino, regressa a Tokyo onde duas facções distintas, os Dragons of Heaven (dragões do céu), cujo objectivo é a protecção da Terra, protegendo pontos chave chamados de Kekkai, que garantem a estabilidade da Terra; e os Dragons of Earth (dragões da terra), que pretendem a destruição da humanidade, considerando-o uma praga, e que portanto têm como objectivo a destruição dos Kekkai; se preparam para a derradeira luta que irá decidir o futuro da Terra.

Os dragões do céu são liderados por Hinoto, uma dreamgazer (vidente/leitora de sonhos), que cedo anteviu a destruição da terra e portanto partiu para reunir os 7 dragões do céu responsáveis para a proteger, formando uma equipa para garantir a protecção da Terra.

Por sua vez, os dragões da terra são “liderados” por Kanoe, irmã de Hinoto, que possui a mesma habilidade de leitura de sonhos, e que pretende juntar os 7 dragões da terra em Tokyo para derrotarem os seus inimigos e assegurarem que a humanidade seja destruída. Ao contrário dos dragões do céu, os dragões da terra possuem convicções bastante fortes, pelo que impera o individualismo, cada um lutando pelo que acredita, invés da cooperação.

Dragões do Céu e Dragões da Terra

A lenda conta que Kamui possui poderes insuperáveis, conseguindo garantir facilmente a destruição da Terra ou a sua protecção, pelo que a sua chegada a Tokyo, prevista por ambas as irmãs, coloca as duas facções em movimento, com o objectivo de o recrutar para a sua causa.

Kamui todavia não pretende escolher qualquer dos lados, mas acontecimentos ligados aos seus amigos de infância e às manipulações de ambas as facções vão obrigá-lo a tomar uma decisão… que futuro ele escolherá?

Breve opinião

Este anime é para mim a obra prima da CLAMP, o desenho e história das personagens, bem como o seu entrosamento é simplesmente fenomenal, e o ritmo do anime é tão alucinante e até mesmo excitante que é daqueles animes que comemos às colheradas e quando damos por nós passámos a tarde toda colados a um ecrã.

Para os apreciadores da cultura oriental, este anime representa na perfeição o significado de Ying and Yang, existindo duas facções opostas que se completam, e às quais não podem ser associados os termos de bem e mal, uma vez que o bem e o mal existe dentro de cada um de nós, balanceado e em partes iguais. Portanto ambas as facções cometem actos de bondade e maldade ao longo da história e criam em nós uma grande dúvida sobre que facção apoiar.

Para finalizar deixo-vos aqui a abertura do anime, que também mostra outro ponto forte… a música presente no mesmo:

~ por Izilthir em Domingo, 3 \03\UTC Janeiro, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: