Algumas bandas antigas de interesse


Bem, no post inicial em que tentei explicar do que este blog se tratava, disse que o âmbito seria espalhar vários tipos de cultura… e uma das que ainda está em falta é claramente a música.

Neste post vou tentar colocar alguma bandas que já levam muitas décadas, mas que nos deixaram músicas marcantes que ainda hoje invadem o nosso dia-a-dia das formas mais inesperadas. Tenho a perfeita noção que não sou a pessoa mais indicada para abordar este tópico em especial, mas à falta de melhor aqui partilho com voçês algumas bandas:

Deep Purple (1968)

Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968.

Ao longo dos anos a sua constituição foi mudando por diversas vezes, mas o estilo manteve-se, e ao longo dos anos foram criadas várias músicas reconhecidas agora como verdadeiros clássicos da sua era.

Sem dúvida que a sua música mais conhecida é a Smoke on the Water, que ocasionalmente se vê em covers, e aparições em séries televisivas, como por exemplo Two and Half Men.

Para quem não conhece a banda aconselho que oiçam este best of deles – Deepest Purple.

Dire Straits (1977)

Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 pelo grande Mark Knopfler.

Em semelhança aos Deep Purple, a sua constituição foi sendo alterada com o passar dos anos, mas dois dos seus membros originais sempre se mantiveram, Mark Knopfler, que é claramente a alma e a inspiração da banda, e John Illsley.

É difícil apontar qual a música mais conhecida, visto que houveram várias, mas sendo assim deixo-vos a que acho ser a grande obra de arte desta banda, Brothers in Arms.

Uma vez que acho muito difícil não conhecerem esta banda, apenas deixo aqui um best of para reverem algumas das suas melhores músicas – Sultans of Swing: The Very Best of Dire Straits.

Led Zeppelin (1968)

Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em setembro de 1968, pelo enorme Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita).

Neste primeiro post sobre bandas antigas, nomeadamente das décadas 60 a 80, seria imprescindível que esta banda estivesse presente. Este grupo foi completamente inovador para a sua época, entrando com classe para a história do rock e inspirando todos as gerações musicais seguintes, mesmo aquelas fora deste género. Um exemplo claro disso, foi a música Kashmir ter sido usada em várias ocasiões, sendo o resample feito pelo Puff Daddy Come With Me para o filme Godzilla o mais notório, mas bandas como Rage Against the Machine também a usaram.

Deixo-vos aqui com a música porventura mais emblemática da banda, Stairway to Heaven.

Sendo esta uma banda considerada por muitos como sendo a maior e melhor banda de Rock&Roll de todos os tempos, faz indubitavelmente parte da cultura musical de qualquer pessoa, pelo que qualquer biblioteca musical deverá ter no mínimo o seu melhor best of, Mothership – The Very Best Of.

E por aqui termino este meu primeiro post a falar de música. Deixei ficar muitas bandas para trás, porventura bandas melhores, mas ficarão para colocar mais tarde, num post futuro.

~ por Izilthir em Terça-feira, 29 \29\UTC Dezembro, 2009.

4 Respostas to “Algumas bandas antigas de interesse”

  1. O Dire Straits também tem uma música épica chamada “Telegraph Road”…
    Melhor solo do mundo!

  2. Dire Straits é simplesmente inigualável e pra mim, Mark Knopfler é até hoje um dos melhores roqueiros do mundo, bem camaradas, é sempre bom relembrarmos aqueles que deixam legados para as próximas gerações, quanto ao solo de “Telegraph Road”, realmente, é fantástico. Boa sorte a todos, até logo!

  3. Led Zeppelin na minha epoca curtei demais nunca vou esquecer marcou na minha vida, tempos bons que nao vataram ja mais

  4. na minha opinião as mais clássicas do dire straits são so far away e romeo and juliet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: